25 junho 2009

Malditos virus, quando a desgraça aconteçe

Pois bem, estava eu todo lampeiro ontem à noite de volta da parte 3 do romance que tenho publicado aqui quando, aparentemente, vindo das profundezas obscuras do meu disco rigido, me ataca um bicharoco manhoso. Do nada lá começam a piscar as luzinhas dos anti-virus e similares que me alertam para tal facto. Descontraidamente, julgando ser um cookiezeco ou um trojan sem importância, fui ver o que se passava. De subito algo me cheira a esturro, o anti-virus detecta mas não corrige a infecção, os spywares um dá sinal o outro nem por isso... Algo se passava na casa das máquinas, pensei. Eis que a desgraça se dá quando começo a ver entulho nas chaves de registo do computador, ficheiros a irem-se embora sem se despedirem, velocidade de processamento de um 286 e outros cataclismos desgraçados. Conclusão, estive até às 5.45 da manhã a travar uma batalha épica com o bicho que assumia facetas de worm e simultâneamente de trojan, mas daqueles bem manhosos. Por se multiplicar sem parar e estar-me a contaminar chaves de registo e outras funções vitais, o mais é certo é ter que o formatar. Enfim. Pois bem, o texto ficou a meio e hoje não o consigo, provavelmente, por no ar.
Carissimos, serve este meu exemplo para que todos se preocupem com a protecção dos vossos computadores, já que os meus sempre foram conhecidos como fortalezas e agora, sem causa aparente e do nada, escorregaram. Felizmente consegui fazer backups de toda a informação.
Coloquem pois na vossa lista: instalar anti-virus credivel, firewall, anti-spyware, anti-malware, um ad-ware, um privacy controller, uma boa ferramenta de system care, bem como uma ferramenta de reparos de registo.
Beijinhos e abraços
João

Sem comentários: