22 junho 2009

O nosso desgoverno...

De facto o trabalho nem sempre ajuda mas está-se a escrever a parte 3 do romance. Penso que a meio da semana estará no ar, se nada correr em contrário.
Em todo o caso e no tom muitas vezes sarcástico e mesmo desesperante que as situações merecem deixo aqui uma lista de pequenos titulos/notícias, que hoje fui lendo nos principais jornais nacionais. Com um pequeno comentário abaixo.
Desespero:
1ºMorre um bébé de 11 meses esquecido pelo pai, dentro do carro!
2ºHomem tenta matar ex-mulher na presença das filhas;
3ºMorte ao vivo de um participante no Lisboa Bike Tour;
Estas três notícias só revelam, verdadeiramente, o somatório da loucura, desrespeito e inércia que vivemos, nos dias que correm.
Para rir, ou chorar:
4ºProva de matemática fácil, segundo os alunos do ensino básico!;
5ºDesempregados incritos diminuem 0,5%;
6ºCrise provoca estagnação na entrada e saída de emigrantes;
7ºPolícias vão controlar casas dos criminosos;

Enfim, estamos em crise, mas verdadeiramente a crise que vivemos não é apenas económica! É sim de valores! Façamos uma pequena análise, muitos portugueses procuram trabalho ou emprego? (não desvalorizando os que não o conseguem e quem dá no duro diariamente), porque é que inundamos os "trabalhos menores" (esta visão é portuguesa! lá fora isto não aconteçe assim) com os imigrantes? porque insistem os portugueses em viver a crédito e ter à porta de casa uma bmw? porque há em média 3 telemóveis por habitante em portugal? porque não temos dinheiro para comer, mas temo-lo para queimar nas lojas de roupa de nome sonante?

Muitos portugueses não vivem assim. Ainda bem que não. Portugal precisa de acordar para vida e isto é algo que me incomoda. Como pode um pais proliferar se não produz sequer para comer? Continuamos a investir no sector terceário, nos serviços mas como se os portugueses não têm dinheiro para usufrir deles? Apostamos de forma errada. Esqueçemos a industria e o sector primário. Com alimento suficiente e boa produção tornamo-nos semi auto-suficientes, depois sim aposta-se fortemente no sector dos serviços! É elementar este conceito. Assim não aconteçe. Continuamos a inverter a ordem dos factores e assim não se sai disto. Nunca!

Não há poções mágicas, não há políticas melhores que outras, há sim necessidade de realizações concretas do que nos faz falta, basta de teorias o mundo é organizado numa grande complexidade sim, mas que se pode remeter a um principio básico, esse principio é o aconteçer! É só preciso fazer acontecer o que precisa de acontecer!

Beijinhos e abraços a todos

João

Sem comentários: