28 junho 2009

Somos escravos...

Só comigo... Ainda não veio o meu computador da reparação, logo, tenho toneladas de coisas para fazer e ando aqui a olhar para o boneco. O meu outro portátil já tem uns anitos e agora foi designado apenas para me controlar os processadores de efeitos das guitarras, etc... Curiosamente, isto faz-me pensar. Não há muito tempo atrás nem telefones móveis tinhamos, a vida corria bem à mesma! A rapaziada esperava os amigos no lugar do costume, os pais não passavam a vida a perguntar onde estávamos, nem as namoradas ou namorados. Jogávamos à bola na rua, andávamos de bicicleta, desfaziamos os joelhos a rebolar nas rampas com os carrinhos de rolamentos e tudo corria bem.
Hoje, falta a luz por 10 minutos e instala-se o pânico... Acaba-se a bateria do telefone e estamos isolados do mundo... Vai-se o pc e tornamo-nos extraterrestres ambulantes... Somos verdadeiros dependentes no nosso próprio tempo. Fazemo-nos depender daquilo que as empresas nos querem vender. Somos escravos da novidade e da tecnologia.
Sim, é certo que a tecnologia tem muito de positivo e pode-nos ajudar a enfrentar o mundo de forma mais simples, menos trabalhosa e mais acessível. Porém, este compromisso que vamos assumindo com a tecnologia vai-nos fechando num cubo que faz precisamente o contrário daquilo que diz querer vender! Passamos a estar isolados dos outros e de nós próprios. As relações tornam-se virtuais e os laços pessoais fragilizam-se e chegam mesmo a quebrar-se!
Depois, corremos atrás de prejuízo, aliás, como sempre fazemos.
Será que precisamos de tudo isto, diariamente?
Porque será que há 20 anos atrás nada existia e éramos felizes?
Fomo-nos acomodando! Essa é a resposta! Porque somos escravos da facilidade e da lei do menor esforço...
Recordem-se de quantas vezes vamos de carro à loja, café, farmácia, etc... que é ao fundo da rua. lol
Vale a pena pensar nisto.
Beijinhos e abraços para todos
João

Sem comentários: